Na vida, nós dependemos da nossa visão para quase tudo. Se você vir uma comida deliciosa, automaticamente ficará com fome. Se você vê uma casa bonita, sonha em morar nela. Se você vir um belo vestido ou terno, visualiza-se e o deseja. Se você vir um lugar agradável para viajar, você começa a planejar uma viagem para ir a esse lugar. Dependemos da nossa visão para a maioria de nossas decisões.

A verdade é que não é diferente espiritualmente. Sua visão espiritual é o que determina suas decisões. Duas pessoas podem enfrentar exatamente os mesmos obstáculos e uma vence e a outra não, tudo por causa da maneira como vêem as coisas. Um vê um desafio como uma missão impossível, enquanto o outro vê o desafio como apenas isso: um desafio.

Esse cenário também ocorreu na Bíblia. Vemos no caso dos doze espias de Israel que foram enviados para ver a Terra Prometida:

“E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.” (Números 13:27,28 – ACF)

Eles foram ver a terra prometida e viram que era tão boa quanto foi prometida. O único problema era que eles não conseguiam tirar os olhos dos obstáculos que encontraram, que os impediriam de entrar e tomar posse dela.

Infelizmente, não foram os gigantes ou as cidades fortificadas que acabaram por detê-los, mas foi a sua própria visão. Ou devo dizer, falta de visão.

Apenas dois homens de fé daquele grupo (Josué e Calebe) acabaram tomando posse da terra prometida. E a razão disso foi porque os dois tinham uma visão diferente. Eles não viam o impossível; eles viam a oportunidade.

“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30 – ACF)

Aí você vê a diferença na visão. Dez viram gigantes; dois viram a promessa. Qual delas você escolherá seguir?

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca