Como você reagiria se alguém viesse à sua reunião de família e ordenasse que todos os seus familiares e amigos saíssem? Primeiramente, você acharia que ele foi o mais rude possível. Em segundo lugar, você provavelmente diria ou faria alguma coisa.

Para entender melhor esse assunto, quero que você tenha em mente a definição da palavra educado. Educado: aquele que é instruído, que recebeu educação; polido; cortês. 

Todos nós crescemos sendo ensinados a sermos educados. Mas, às vezes, quando se trata de questões de fé, você não pode ser educado. Por exemplo, às vezes um pastor tem que falar forte com uma pessoa porque ela está sendo vencida pela negatividade. Já aconteceu muitas vezes em que um pastor estava falando com uma pessoa e a pessoa continuava falando sobre o tamanho de seus problemas, e o homem de Deus foi forçado a sacudi-la com suas palavras. Talvez ela diga: “Pastor, esse problema é tão grande e tão difícil que nem sei como vou vencê-lo.” E o pastor precisa dizer: “Eu não ligo para o tamanho do seu problema; eu ligo é para o quão poderoso Deus é!” A fé é assim. Às vezes, ela tem que ser rude. Sim, estou dizendo que a fé não é educada. Guarde isso sempre com você: a fé não é educada!

Veja este exemplo da Bíblia: Jesus foi orar por alguém que estava doente. Na verdade, a garota estava morta. E qual foi a primeira coisa que Ele fez? Ele colocou todos para fora de casa. A família, os vizinhos e todos que estavam chorando porque a menina havia morrido. Ele colocou todos eles lá fora; o que foi rude! Ele apenas manteve a mãe, o pai e os discípulos escolhidos dentro da casa, e isso porque eles estavam de acordo com o desafio. Veja o que a Bíblia diz sobre esse incidente:

“Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.” (Lucas 8:50-54 – ACF)

Para que o milagre acontecesse, primeiro o ambiente da emoção tinha que sair, então Ele os colocou fora da casa. Agora, isso foi educado? Com certeza não. Mas o milagre aconteceu? Com certeza!

A fé não chora, a fé não depende de sentimentos. Ela é forte, determinada e olha para a frente. Portanto, pare de chorar sobre o leite derramado, pare de se acomodar com a situação e pare de sentir pena de si mesmo!

Ação é o que muda sua vida, não lágrimas.

Que o Deus da Bíblia vos abençoe.

Bispo Bira Fonseca