Há muitas coisas que acontecem no mundo porque nós as provocamos. Só para dar um exemplo: digamos que, no meio do culto de domingo de manhã, um policial entra na igreja e me algema. Mesmo que ele me leve embora e possa ser embaraçoso, eu sei que não violei nenhuma lei e, portanto, tenho certeza absoluta de que serei justificado. Mas se eu roubei uma loja de conveniência na noite anterior e um policial entra na igreja e me prende, isso não seira uma perseguição; não seria injustiça; é minha culpa. E eu não posso ficar bravo com Deus ou com qualquer outra pessoa, porque eu trouxe isso para mim.

Um evento semelhante aconteceu no passado, e a Bíblia deixa claro de quem foi a culpa. O povo de Israel estava sofrendo opressão. Eles estavam sendo roubados e menosprezados e ficaram extremamente desanimados e frustrados. No entanto, a razão pela qual tudo isso estava acontecendo era muito clara. Basta olhar para as escrituras abaixo:

“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.”

(Juízes 6:1 – ACF)

Eles estavam sendo oprimidos por Midiã por SETE anos. Claro que foi difícil e eles sofreram muito. Mas a razão do sofrimento foi a sua própria desobediência. Eles caíram porque se afastaram de Deus. Eles estavam fazendo o mal aos olhos de Deus.

Esse mal hoje é mentir, fofocar, guardar rancores, promiscuidade, trapacear e qualquer outra coisa que esteja errada diante de Deus. Enquanto uma pessoa praticar o que é errado, ela trará problemas para si mesma. E culpa não será de outrem.

Agora, a pergunta que você precisa se fazer é: “quais problemas eu tenho trazido sobre mim?” Não estou falando dos problemas que surgiram como um ataque do mal e você não teve nada a ver com isso. Mas existem problemas que nós humanos criamos e precisamos ser humildes o suficiente para admitir e corrigir. Aqueles que você já pode mudar e os problemas sobrenaturais, Deus o ajudará a resolver. Faça a sua parte e Ele fará a dele.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca