“Falar é fácil, fazer é que é difícil.” “Só acredito vendo.” Todos nós já ouvimos (e até dissemos) essas expressões durante aqueles momentos em que as palavras simplesmente não são suficientes, ou ao lidar com alguém que frequentemente volta atrás nela. Quando alguém declara seu amor ou lealdade a você, a primeira coisa que você olha é o que eles fazem para mostrar essa lealdade. E é assim que deve ser feito.

Então por que muitos frequentemente dão desculpas para voltar atrás em sua palavra ou não se esforçam para cumprir suas promessas?

Na frente de certas pessoas, você é “mais santo do que os outros”, mas na verdade, não há nada de sagrado nos pensamentos terríveis que passam pela sua mente ou nas coisas ímpias que você faz quando ninguém está por perto.

Na frente do seu chefe, você é “sim senhor, não senhor”, mas pelas costas dele, você está roubando e relaxando no trabalho, sempre que possível.

Isso faz de você uma pessoa má? Não necessariamente. Mas, isso faz de você uma pessoa que precisa de uma mudança interior — uma mudança verdadeira; uma em que seu caráter seja o mesmo, não importa onde você esteja.

Zaqueu também era assim. Ele era cobrador de impostos de dia e ladrão à noite. Ele roubava as pessoas às cegas e elas não podiam fazer nada a respeito (A propósito, ele estava fazendo tudo isso enquanto carregava o título de homem religioso!).

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus…” (Lucas 19 1-3)

Essa é a coisa boa sobre Zaqueu. Apesar de seus caminhos errados, ele procurou ver quem era Jesus. Ou melhor, no fundo, ele sabia que precisava mudar e ele queria mudar.

Talvez você faça as coisas erradas que faz, porque é tudo o que você sabe. É a vida em que você cresceu e a única maneira de sobrevivência que você aprendeu. Talvez você realmente queira mudar aspectos do seu caráter e toda vez que você faz isso, a mudança não dura. Você faz o bem por um tempo, mas então algo te irrita e então aquele velho você volta novamente.

Deus sabe quão real é a luta, e é por isso que Jesus veio para pessoas como você e eu. Ele veio para aqueles que são desprezados pela sociedade, os rejeitados em quem ninguém acredita e que estão tão mergulhados no pecado, que nem eles conseguem ver uma saída.

Jesus veio para ser essa saída.

Zaqueu foi honesto sobre seus pecados e decidiu mudar seus caminhos. Quando Deus ouve de você que você decidiu mudar, é quando Ele trabalhará em sua vida.

Jesus sabe exatamente quem você é por trás de portas fechadas, então não tente esconder seu verdadeiro eu. Ele acredita em você e se você fizer como Zaqueu fez e se interessar em conhecê-Lo, Ele lhe dará aquele novo começo que você gostaria de ter na vida.

Vá em frente, faça isso agora. Apresente seu verdadeiro eu a Jesus e permita que Ele trabalhe em você. Você ficará feliz por ter feito isso.

Que o Deus da Bíblia o abençoe!

Bispo Joshua Fonseca