A hanseníase é uma infecção causada por uma bactéria de crescimento lento que pode afetar os nervos, a pele, os olhos e a cartilagem nasal. É uma doença muito contagiosa e devastadora que, se não tratada, pode causar deformação nas mãos e nos pés, como também a mutilação dos mesmos.

A Bíblia diz que houve um homem rico, respeitado e bem-sucedido, cujo nome era Naamã. Ele queria vencer a lepra, mas primeiro precisava vencer uma doença interior que estava afetando sua fé e paralisando sua vida. Essa doença era o orgulho.

Quantas pessoas perderam tudo, como oportunidades de trabalho, ou recusaram tratamento para uma doença, ou até destruíram o casamento, tudo por causa dessa doença?

Você já ouviu falar de alguém admitindo ser uma pessoa orgulhosa? Claro que não. Mas talvez haja orgulho dentro de você que o impede de receber um milagre em sua vida.

Naamã estava procurando um milagre, mas não sabia que para a cura física acontecer, ele precisava ser curado de seu orgulho.

“Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.” (2 Reis 5:10 – ACF)

Se você ler na Bíblia a história completa, você entenderá que Naamã tinha uma posição respeitável como capitão do exército do rei da Síria e o rio Jordão era considerado um rio sujo, que ninguém apreciava. E isso é o que feriu seu orgulho. Porém, seguindo o conselho de alguém que se importava, ele colocou seu orgulho de lado e aceitou ajuda. E pela obediência ele recebeu o milagre.

Deus age por meio de ações simples, mas infelizmente há pessoas perdendo a oportunidade de ver a manifestação de Deus em suas vidas, porque deixam o orgulho prevalecer.

Humilhe-se perante o Senhor e obedeça às Suas Palavras. E para ser curado da doença interior chamada orgulho, mergulhe na água (a Palavra de Deus), seja lavado e purificado. O Espírito Santo é a água viva que irá limpar e curar você do orgulho e abençoará sua vida.

Que o Deus da Bíblia o abençoe.

Bispo Joshua Fonseca