Você confiaria em alguém que sempre muda de ideia? Num momento ela diz sim e no outro, não? Você nunca tem certeza do que ela defende, porque sua mente, opinião e respostas sempre mudam. Ela nunca está certa de nada.

Esta pessoa não é um homem ou uma mulher de palavra.

Nossa palavra é muito importante. Hoje em dia, tudo requer um documento legalmente vinculativo como prova de que você fará o que foi combinado entre você e outra parte. No entanto, nos tempos bíblicos não havia contratos. Os acordos eram baseados exclusivamente na palavra de uma pessoa, firmando um voto e mantendo-o.

É como a Bíblia descreve:

“Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.” (Números 30:2 – ACF)

Fazer um voto significa dar sua palavra. Quando você faz um voto a uma pessoa ou a Deus (embora você deva abster-se de fazer votos a outras pessoas e reservá-los exclusivamente para Deus), é como se você o estivesse escrevendo em uma pedra e não pode ser apagado.

Deus fez muitos votos ao homem, desde o livro de Gênesis até o livro de Apocalipse. Sempre que vemos a Bíblia se referindo a uma promessa que o Senhor fez, foi um voto e Ele nunca quebra Sua palavra. No entanto, como humanos, temos a tendência de fazer muitas promessas (votos) aos outros e a Deus e, no final, quebrá-las. Em tempos de crise, nos momentos em que precisamos de uma resposta imediata ou de uma bênção, fazemos votos rápidos para ver o resultado, mas sem intenção de cumpri-los.

Por outro lado, quando uma pessoa faz um voto verdadeiro, dando-se integralmente e tornando-o uma obrigação, aconteça o que acontecer, nada mudará sua opinião. São esses os votos que mudam a vida de uma pessoa.

Quando Deus vê você cumprindo sua palavra, Ele mantém a palavra dEle para com você.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca