Rir expressa uma emoção. As pessoas riem por muitos motivos diferentes. As pessoas riem quando estão em um ambiente alegre com a família e amigos, quando estão assistindo a um filme com piadas engraçadas, e às vezes, até riem sozinhas quando se lembram de algo engraçado que aconteceu meses atrás.

Da mesma forma, as pessoas também choram. As pessoas choram quando estão tristes, choram quando estão magoadas, choram até quando assistem a um filme triste. Tudo isso são formas de expressar o que você sente.

Quando se trata de fé, isso não tem nada a ver com sentimentos ou emoções. Não me interpretem mal, há tempo de chorar e há tempo para rir (até a Bíblia diz isso). No entanto, quando se trata de fé, não há emoções ou sentimentos envolvidos.

Dê uma olhada na diferença abaixo entre fé e emoções.

“E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?”
(Gênesis 18:11-12 – ACF)

Sarah riu por falta de fé. Quando você usa a fé, você tem essa ousadia para crer e exigir de Deus o que Ele prometeu em Sua Palavra. Por causa dessa ação (risos), ela não conseguia se imaginar tendo um filho na sua idade; então riu (emoção). “Por que você está rindo” é como dizer, em outras palavras, “por que você está usando suas emoções?”

Veja a diferença entre fé e emoções. Abraão viveu pela fé, sacrificou pela fé, recebeu ousadia e experimentou o poder sobrenatural de Deus!

“E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus…” (Romanos 4:19-20 – ACF)

Não ria; creia em Deus e acredite em si mesmo. Tome uma atitude de fé e você também experimentará o poder sobrenatural de Deus.

Que o Deus da Bíblia o abençoe.

Bispo Joshua Fonseca