A pior coisa que uma pessoa pode fazer é viver no passado. A menos que você esteja tirando lições de sua experiência, é hora de seguir em frente.
O relacionamento acabou há muito tempo, mas você passa horas todos os dias relembrando o que poderia ter sido. Você era muito tímido para falar durante a entrevista e agora se arrepende de não ter dito o que deveria. Sua família está dispersa, as crianças estão descontroladas e você não pode deixar de se perguntar onde errou, o que teria feito se tivesse outra chance.
Se você quer irritar a Deus, passe um tempo chorando e reclamando de uma situação. Moisés pensou que suas lágrimas teriam a ajuda de Deus, e ele teve grandes problemas! Ele estava sendo perseguido por mais de 600 carruagens, cavaleiros e um exército – eles queriam sangue. E então ele teve todas aquelas pessoas reclamando do que deveriam ter feito. Era muito para lidar! Mas veja a resposta que ele recebeu de Deus:
“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”(Êxodo 14:15 – ACF)
Servimos a um Deus lógico e prático que não é influenciado por emoções. Suas lágrimas não trarão de volta o que você perdeu. Suas lágrimas não irão reparar anos de danos. Suas lágrimas não te darão um novo começo. Mas sua fé pode.
A fé o empurra para a frente, nunca o leva de volta ao passado, aos seus erros ou a velhos problemas. A fé ajuda você a ver além de tudo isso; lembra a você que nada é impossível para Deus, que mesmo que sua situação pareça assustadora hoje, amanhã será melhor.
O que está feito está feito. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Limpe-o e siga em frente.
Que o Deus da Bíblia te abençoe.
Bispo Joshua Fonseca