Todo mundo já ouviu o ditado “falar é fácil; fazer é que é difícil”. Mas nem todo mundo vive isso. A verdade é que falar é fácil. Não custa nada dizer alguma coisa. Não custa nada fazer uma promessa. Não custa nada dizer que você fará ou não fará algo. Falar não move nada na vida de uma pessoa. Na verdade, pode até causar problemas em sua vida.

É por isso que nossos pedidos diante de Deus precisam ser alimentados por mais do que apenas falar. Temos que falar quando contamos nosso pedido a Deus. Às vezes, temos que falar sobre nossas lutas ou dores. Mas o que não podemos fazer, é só falar. Precisamos fazer orações e também fazer votos.

Um voto é mais forte do que uma oração jamais será. Um voto é quando alguém decide agir sobre a oração e mostrar a Deus que ele está falando sério. 

É o que a Hannah fez quando estava cansada da situação dela. A Palavra de Deus diz:

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida,…” (1 Samuel 1:11 – ACF)

Ela estava farta e falar não iria mais resolver o problema. Então ela fez um voto a Deus. Um voto que seria doloroso. Um voto que custaria a ela  entregar algo. Mas essa foi a maior expressão de fé que ela poderia mostrar.

E todos nós sabemos o final da história. Aquele filho que ela deu a Deus se tornou o grande profeta Samuel. E ela teve muitas outras crianças depois. Sua vergonha foi removida.

E é por isso que podemos concluir que: a a oração + um voto = resultados.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca