Quando Deus apareceu a Elias, Deus deu a ele uma direção: “Vai apresenta-te a Acabe que porque darei chuva sobre a terra”.

Deus o enviou para dar um recado a Acabe, mas a fé de Elias lhe disse para fazer um desafio, movido por sua fé, ele convocou todos ao alto do Carmelo para o desafio.

Quando Elias estava indo em direção de Acabe, ele encontrou Obadias que era um homem religioso, que se dizia temente a Deus, cheio de “boas intenções”, mas que estava dividido entre Deus e baal, entre Elias e Acabe.

“Estando Obadias já de caminho, eis que Elias se encontrou com ele. Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu meu senhor Elias? Respondeu-lhe ele: Sou eu; vai e dize a teu senhor: Eis que aí está Elias.” 1 Reis 18:7-8

A partir desse momento Obadias tentou minar a fé de Elias com a sua “bondade”, tentando misturar a fé de Elias com sentimentos, influenciando a ele a não ir até Acabe.
Hoje também, não é diferente, quando falamos de sacrifício, os “Obadias” irão aparecer no seu caminho para que você não vá ao Carmelo sacrificar. Esses “Obadias”, podem ser pastores de outras denominações, familiares e até mesmo pessoas da própria Igreja Universal, pessoas dizendo que você não precisa ir ao monte sacrificar.

Podemos ver em 1 Reis 18:12: “Poderá ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te leve não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me matará; eu, contudo, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade.”

Não foi exatamente isto que o jovem rico disse para o Senhor Jesus: “Eu tenho observado desde minha mocidade…”?
Em outras palavras, desde a minha mocidade eu leio a Bíblia, vou a igreja, dou o dízimo…, mas sacrificar no monte… Isso não!

Acaso, não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR, como escondi cem homens dos profetas do SENHOR, de cinquenta em cinquenta, numas covas, e os sustentei com pão e água?” 1 Reis 18:13

Deus sustentou Elias no tempo de seca com pão e carne. Deus sempre nos dá o melhor, mas veja o que a emoção faz, os cem profetas dentro da cova foram sustentados a pão e água. Quando Deus tinha a carne, usando as aves do céu para dar o melhor e assim sustentar a Elias.
Elias estava determinado, ele estava na fé de enfrentar o diabo, Acabe, Jezabel, mas exatamente no meio do caminho apareceu Obadias. Entre o Carmelo e Elias esse Obadias representa os religiosos que não creem em sacrifício, ou familiares, etc.…pessoas que dizem não faça isso, você não precisa disso.

Agora, eu pergunto, onde estão os cem profetas que estavam escondidos na caverna, onde está Obadias? Não se ouviu falar mais neles. Elias estava determinado.

“Disse Elias: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje, me apresentarei a ele.” 1 Reis 18:15
Elias ignorou as emoções de Obadias. Era tudo ou nada, se morrer, morri, se perecer, pereci! Mas covarde eu não sou! A conversa de Obadias, era aquela para “boi dormir”, mas a de Elias era colocar o boi no Altar para sacrificar.

E você, vai ouvir a quem? A voz da fé que Elias ouviu, ou a voz do sentimento, a voz da religiosidade através dos “Obadias” dos nossos dias?