Como deixar pra lá, se alguém levou sua infância, a sua inocência? Como você pode perdoar alguém que matou um membro da sua família a sangue frio? Como você pode simplesmente esquecer, se alguém que você amava rasgou seu coração e a deixou com uma dor física e emocional?

Como você começa a perdoar? Por que você tentaria?

A verdade é que, se você está guardando ressentimentos em seu coração,  você precisa perdoar! Quanto mais você se apega a toda essa dor e a todos esses ressentimentos, você estará apenas se prejudicando. Enquanto você segura essas cicatrizes e aquela dor, você volta a aquele cenário novamente, revivendo cada momento. Quando você escolhe não perdoar, isso traz um impacto físico e emocional em você e, acredite ou não, um rancor pode destruí-la. Isso pode te levar à depressão, suicídio, ansiedade, ataques de pânico, ataques de raiva, violência e assim por diante. Sem mencionar os muitos problemas de saúde que este grave rancor e dor podem fisicamente causar a você.

Jesus nos ensinou;

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6:12 – ACF)

No entanto, quando você perdoa, é como se um peso fosse tirado de seus ombros. Como você perdoa, você pode seguir em frente. O perdão é mais importante para você do que para a outra pessoa. Havia uma senhora com quem falei, embora estivesse na cadeia, ela perdoou a si mesma e perdoou os outros. Ela está fora da prisão há mais de um ano e ela está avançando na vida, ela está se desenvolvendo.

Se você é uma pessoa que precisa perdoar ou se você se sente culpado por algo que você fez, você precisa do perdão das outras pessoas e, primeiro de tudo, perdoe a si mesmo, então você precisa derramar isso diante de Deus e seu Pai lhe perdoará. Depois disso, você precisa perdoar a pessoa que lhe causou dano. O perdão é uma questão de  fé! Fé para perdoar e fé para aceitar o perdão. Fé para pedir desculpas e fé para confessar seus pecados. o perdão é uma questão de fé; e não sentimentos! Você pode fazer isso, apenas decida.

Que o Deus da Bíblia abençoe todos vocês!

Bispo Bira Fonseca