Se há uma coisa que posso dizer sem sombra de dúvida, é que ninguém gosta da sensação de ser envergonhado. Se você estiver dirigindo e seu carro quebrar no meio da estrada, você se sentirá irritado e frustrado porque é uma vergonha. Quando você falha nos negócios ou no casamento, quando ouve que seu filho foi preso, quando você precisa ligar e pedir dinheiro emprestado, você se sente envergonhado e frustrado.

Eu nunca conheci uma pessoa na minha vida que diria que é bom ser envergonhado. Ninguém diria: “Gosto da sensação de vergonha”. É doloroso e desconfortável. E é exatamente por isso que Deus não quer que você passe por isso.

Imagine, Ele sendo o Senhor de todos e Salvador, se Seu povo é envergonhado, isso também é uma vergonha para Ele. Ele disse em Isaías:

“Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada;…”  (Isaías 54:4 – ACF)

Ele não disse “podes não ser”, Ele disse “não serás”. Significando que Ele absolutamente não permitirá que isso aconteça. Mas, para que isso não aconteça, você deve usar a fé que Deus colocou dentro de você e agir contra a vergonha. Não contra uma pessoa ou instituição, mas contra a causa da vergonha. E a causa da vergonha é espiritual. É o adversário que precisamos lutar e vencer para nos libertar da vergonha.

Não culpe a Deus, nem se zangue com Ele, se as coisas estão dando errado. Lute contra aquele que está causando todos os problemas. Depois de vencer o espírito por trás da vergonha, o problema será resolvido e a vergonha será removida.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca