No mundo em que vivemos, as pessoas costumam dizer: “Eu só acredito vendo”. Mas não é assim que a fé funciona.

Quando você vai ao médico para um check-up, e ele diz que você precisa fazer alguns exames porque ele viu  algo estranho, você deve dizer para si mesmo: “Eu já conheço os resultados, porque eu creio na Palavra de Deus, por isso eu sei que pelas suas pisaduras estou curado.”

Mas a maioria das pessoas fica nervosa e preocupada e só se sente aliviada ou feliz quando volta ao médico e o ouve dizer que está tudo bem. E se eles entrarem no consultório médico e ele os olhar um ouço mais sério, eles já começarão a tirar conclusões em sua mente sobre o quão ruim deve ser a notícia que eles estão prestes a receber.

O discípulo Tomé era assim. Quando os outros lhe disseram que tinham visto o Senhor Jesus vivo e bem, sua resposta foi;

Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.”  (João 20:25 – ACF)

É neste momento que obtemos a expressão: “um Tomé”. E, na verdade, se seus pais lhe dissessem para não ser “um Tomé”, eles estariam ajudando você. 

A verdadeira fé não precisa ver tudo para crer. Ela (a fé) crê e depois vê. E é assim que o povo de Deus trabalha. Eles crêem primeiro e depois vêem. Eles agem primeiro e confiam que os resultados serão como esperados. Isso é fé e é isso que Deus quer de cada um de nós.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca