Eu quero falar especificamente com os motoristas agora. Digamos que você já esteja pegando a estrada há alguns anos, indo para o seu trabalho dia após dia. Tenho certeza de que, logo no primeiro dia, você usou o seu GPS ou um mapa para encontrar o caminho. Também tenho certeza de que, depois de algumas semanas, você começou a fazer o percurso de rotina e, mais cedo ou mais tarde, começou a dirigir “de cabeça”; estou correto?

Isso funciona em muitas situações da vida, mas o segredo da fé é praticamente o oposto: você não pode viver uma fé rotineira e esperar obter ótimos resultados.

Veja a definição de fé:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.”

(Hebreus 11:1-2 – ACF)

Há um segredo para a fé: nunca faça as mesmas coisas repetidamente. Se você se acostumar com a fé, não será mais fé, mas se tornará uma rotina.

Na vida, precisamos fazer coisas novas, até os músculos do corpo; se você não se exercitar, se você não fizer um movimento diferente, você poderá acabar com um problema de saúde. Você começará a perder os músculos do seu corpo.

Espiritualmente falando, é o mesmo. Se você não se esforçar para fazer coisas diferentes, sua fé será extinta dia após dia, até que seja apagada.

Essa é a razão pela qual temos muitos desviados/afastados/desigrejados. Porque a vida espiritual deles se tornou uma rotina.

O mesmo acontece com as pessoas nas igrejas: quando elas começam, elas fazem tudo de acordo das regras (a Palavra de Deus). Mas depois de algum tempo, elas se acostumam às coisas espirituais e acabam no modo “Rotina Espiritual”.

Não se acostume com as coisas de Deus. Não se deve brincar com a fé; ela deve ser vivida de maneira prática.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca