“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” Este clichê é famoso, com muitos sendo ensinados desde a infância – temos pais constantemente dizendo isso enquanto corrigem o comportamento (aprendido) de seus filhos. Em outras palavras: “Não importa o fato de que você pode ver claramente que estou agindo errado; ignore minhas ações e apenas obedeça o que meus lábios estão dizendo!”

Antigamente, essa classe especial de pessoas realmente irritaria Jesus. Geralmente eram os indivíduos bem estudados que ocupavam cargos em sua religião. Jesus foi implacável na maneira como os corrigiu, porque a maneira como se comportavam não era nada parecida com a maneira como Ele se comportava.

Milhares de anos se passaram, mas essa cultura continua viva. Essa multidão de  “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” é geralmente encontrada entre os fiéis sinceros. Eles conhecem a Bíblia de capa a capa – provavelmente podem até pregá-la melhor do que eu!

Eles são aqueles que por fora parecem tão santos e dão conselhos a todos, mas quando se trata deles praticarem a Palavra, eles encontram uma maneira de distorcê-la e dar um novo significado! Por exemplo, sacrifício. Tem acontecido desde o Gênesis até o Apocalipse, mas eles insistem que não é mais necessário, “porque Jesus já se sacrificou por nós na cruz”.

Se for esse o caso, então acho que o batismo também não é necessário – visto que Jesus também já batizou!

Já que estamos nisso, vamos tirar todas as crianças da escola também – não há necessidade de que elas continuem voltando; uma vez é suficiente. E aquelas crianças cujos pais são professores, nem precisam comparecer – seus pais estudaram o suficiente para toda a família!

Ridículo, certo?

Jesus tinha uma palavra especial para essas pessoas: hipócritas. Ele deixou bem claro que deseja que façamos o que Ele fez. Sim, devemos ser batizados, sacrificar e praticar ativamente nossa fé.

Quer saber se você está agradando a Deus? Certifique-se de não seguir a multidão  do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” Deus mostrará a você que Ele está satisfeito com a renovação da sua fé e por você realmente ver os benefícios disso.

Se você já faz parte dessa multidão, saia enquanto há tempo!

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca