Sabemos que a inveja existe desde o início dos tempos. Quando Adão e Eva começaram a aumentar sua família, a inveja encontrou seu caminho no meio deles. O ciúme que Caim tinha de seu irmão Abel, o levou ao cúmulo da traição: assassinato. A inveja tem destruído famílias, vidas, casamentos, finanças e devastado a vida de muitos, até hoje.

Muitos não entendem porque passam pelos problemas que têm. Eles estavam no auge de suas vidas e de repente tudo desmoronou. Tudo começou com um comentário, disfarçado até de um elogio:

“Eu gostaria de ter uma família como a sua.”

“Seu trabalho é o trabalho dos meus sonhos.”

“Eu gostaria de ter um marido tão dedicado quanto o seu.”

Parece a forma mais elevada de elogio, mas no fundo essa pessoa não tinha boas intenções para com você. Ela cobiçava o que você tinha e logo você começou a ver as coisas piorando.

Infelizmente, a inveja está em toda parte, às vezes indetectável. É como diz a palavra de Deus:

“O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?” (Provérbios 27:4 – ACF)

Uma pessoa pode ficar diante de outra com raiva, com amargura, mas como pode uma pessoa ficar diante do ciúme quando ele está escondido no coração de alguém próximo (um membro da família, amigo, colega de trabalho)? Você não pode conhecer os desejos do coração de alguém, mas Deus pode. É por isso que é importante proteger o que você tem.

Embora você não possa controlar os outros que têm inveja de você, você pode ficar atento à inveja e voltar-se para Deus. A verdadeira libertação vem de buscar a Deus. Ele vê o que vive dentro de uma pessoa e com Sua ajuda você pode superar essa arma silenciosa chamada inveja.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca