Dias mais curtos e escuros não são apenas indicações do início do inverno, mas também da depressão que o acompanha. Você mal conseguiu passar pelo Dia de Ação de Graças e agora tem o Natal e o Ano Novo para tentar passar. Isso, além da pandemia, pode ser um pesadelo para aqueles que já estão lutando pela vida.

A pressão para sorrir, para ser a melhor anfitriã para com todos, para corresponder financeiramente às expectativas dos outros. Não é de se admirar que você se sinta deprimido ou tenha passado a beber e até mesmo a se drogar, a fim de esconder ou entorpecer seus verdadeiros sentimentos sobre esta época de feriado.

Embora eu não o julgue pelos sentimentos negativos ou ações que o consumiram, não posso deixar você pensar que é normal continuar assim. Não quando Deus diz o contrário – e promete libertá-lo da depressão sazonal e de todos os outros tipos de infelicidade:

… e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

(João 6:37 – ACF)

Em outras palavras, entregue esses sentimentos vazios, ansiosos e depressivos a Deus. Ele não vai mandá-lo embora, ele vai curar sua alma e transformar sua vida. Mas você tem que dar o passo de vir a ele.

O vazio, a depressão e a ansiedade são doenças da alma. Trate sua alma aprendendo a depender de Deus – você tem acesso direto a Ele. Construa sua vida espiritual porque a condição de sua alma é o que determinará sua saúde e bem-estar geral.

A vida sempre vai acontecer, as decepções sempre estarão lá, as épocas de feriados vêm e vão, mas quando você tem uma base espiritual sólida, você é capaz de lidar com o que quer que apareça, sem que isso o desanime.

Aqui vai uma dica para esta época de feriados: não coloque as pressões usuais sobre você este ano. Em vez de investir nas tradições da sociedade do mês de dezembro, aproveite para investir em seu espírito.

Um espírito forte é igual a uma mente forte, que não deixa espaço para a depressão sazonal.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca