Más notícias se espalham como um incêndio. As pessoas são tão rápidas em acreditar nas coisas ruins que elas ouvem à respeito de pessoas boas. Jornalistas e empresas jornalísticas (revistas, jornais, canais de televisão e comunicação em geral) de todo o mundo agradecem por isso, porque se não fosse assim, já estariam fora do mercado há muito tempo.

Você ficaria surpreso com quantas pessoas ganham a vida espalhando fofocas e más notícias. Pior ainda, é a quantidade de pessoas que o fazem por diversão, por hábito ou apenas porque gostam.

Tenho certeza de que você já alvo de fofocas. Você foi acusado de algo que não fez ou acabou pagando por algo que não foi sua culpa. Quando seu colega de trabalho, seu vizinho ou mesmo um membro da família falou mal de você, como você reagiu? Com certeza, você sentiu vontade de revidar.

O que tende a acontecer é que você coloca Jesus de lado e tenta lidar com a situação usando seus punhos – ou pelo menos, sua língua, xingando de volta ou entrando em uma discussão acalorada. As consequências são sempre tão dolorosas quanto as mentiras ditas sobre você. Você fica com raiva,  perde o emprego ou termina um relacionamento. Nunca há vencedores.

Agora, eu posso passar muito tempo aqui te dizendo por que a vingança não é a resposta, por que os rancores só vão prejudicar você e por que o perdão é importante. Mas também sei que, no auge da sua raiva, esta é a última coisa que você quer ouvir (não importa o quanto seja verdade). Então, em vez disso, vou deixar Deus resumir para você em uma frase muito curta …

“Toda arma forjada contra ti não prosperará.” (Isaías 54:17 – ARA)

Em outras palavras, as armadilhas, mentiras e acusações contra você não valerão nada porque Deus lutará por você. No entanto, se você não confiar em Deus e tentar resolver o problema com suas próprias mãos, você estará sozinho, porque ao fazer isso, você está mostrando que não quer a ajuda dEle.

Lembra de Davi, que sofreu nas mãos de Saul sem motivo? Ele teve a oportunidade de matar Saul, não uma, mas duas vezes, mas recuou e permitiu que Deus lutasse por ele.

Quando você toma a questão com suas próprias mãos, você está se rebaixando ao nível de quem o maltratou. Forte é aquele que sabe deixar pra lá e deixar Deus agir. Portanto, da próxima vez que você for tentado a retribuir o mal com o mal, pare e lembre-se: a batalha não é sua, mas do Senhor.

E deixe-me contar-lhe um segredo: nosso Deus nunca perdeu uma batalha. Quando Ele luta, Ele luta para vencer.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca