Alguma vez você já visitou um restaurante e o serviço foi tão bom que você lhes deu cinco estrelas na avaliação? Sim? Então você fez questão de contar a todos os seus amigos e familiares sobre eles.

Porque você fez isso? Acredito que você ficou muito satisfeito com o serviço prestado pela equipe: eles o receberam com um sorriso, vieram perguntar se você estava saboreando o seu pedido, sem mencionar que comida estava deliciosa; essa foi a cereja do bolo para você!

Por causa do serviço, da atitude deles, você não podia deixar de recompensá-los com uma publicidade gratuita. Eles serviram a empresa muito bem!

Houve alguém na Bíblia que teve essa reação; o nome dele era José e, por causa de suas ações, ele sempre foi recompensado (você pode até dizer “promovido”).

Este homem, José, era escravo, mas sempre achava graça aos olhos de seus senhores.

Veja o que a palavra de Deus diz:

“Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.”

(Gênesis 39:3-4 – ACF)

José fez um pacto com o Deus da Bíblia e, por causa disso, esforçou-se por agradá-Lo com suas ações. Não importa se os olhos humanos estavam nele ou não, ele estava bem ciente de que os olhos de Deus o estavam observando. Esta é a principal razão pela qual ele recusou a oferta da esposa de seu senhor, e muitas outras tentações que surgiram em seu caminho.

Quantas pessoas fazem o oposto? Eles fazem um trabalho muito ruim e tentam justificar seu mau comportamento com base nos erros ou defeitos do chefe.

Com José, não era assim; ele era um homem de caráter, não apenas em palavras, mas em suas ações diárias. Sempre se esforçando para fazer o seu melhor.

Como foram suas ações ou suas reações? Qual seria a sua qualificação hoje? José definitivamente conseguiria cinco estrelas! Ele estava servindo a Deus, fazendo o melhor para o seu senhor. Poderíamos até dizer que ele estava obedecendo à Palavra de Deus. Como está escrito:

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.”

(Marcos 12:17 – ACF)

Você está dando a César o que é de César? Com base no seu personagem, você pode ser visto como o José de hoje, com uma qualificação de cinco estrelas?

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca