Talvez um dia você pronunciou palavras erradas, não soube se apresentar, e então você foi humilhado. As pessoas deram gargalhadas de você, você passou uma vergonha muito grande, e hoje você se tornou uma pessoa tímida, uma pessoa fechada, recalcada, uma pessoa cheia de complexos.

Esqueça aquela situação! Você tem duas opções: carregar este fardo, este peso, aquela cena na sua mente, e ficar dando passos para atrás (essa é a primeira opção que muitas pessoas escolhem), ou você pode esquecer, abandonar tudo e partir pra frente, e dizer: “sim, eu falhei, me humilharam, me envergonharam, mas eu vou mostrar pra todo mundo que o meu Deus está vivo e que eu sou negro e eu posso”. Acredite em Deus, mas acredite em você também; você vai arrebentar. Se você falhou alguma vez, tire daquele limão azedo uma boa limonada; é você tirar água da rocha. Ninguém acredita em você, ninguém pensa que você vai superar, mas através da fé viva, da fé inteligente, você pode superar.

Não fique tendo pena de você mesmo; levante a cabeça e passe a usar essa fé inteligente. É a mesma coisa da pessoa escorregar numa casca de banana e cair; se ela ficar sentada ali, ela vai morrer ali. Mas o que é que ela faz? Ela se levanta e vai enfrente! Então isso é usar a fé: é se levantar e ir em frente. O que passou, meu amigo, passou; agora siga em frente porque vai arrebentar!

Se você falhou num teste, numa apresentação, e você foi humilhado, esquece tudo! Vai em frente e faz tudo de novo, e dessa vez você vai tirar nota dez porque Deus está com você.

Que o Deus da Bíblia abençoe você! Você é Negro e você Pode!