Um famoso escritor americano disse uma vez: “Sempre viva sua vida com sua biografia em mente”.

Biografias podem ser complicadas – especialmente porque é a história de sua vida escrita por outra pessoa. É a opinião deles, o que testemunharam de você e a impressão que você deixou com eles. Dependendo de como você viveu, sua biografia pode inspirar e motivar o leitor ou deixar uma triste impressão de você.

O apóstolo Paulo teve essa mesma experiência. Ele tinha a tarefa de escrever sobre uma cidade inteira – e não qualquer cidade! Ele começou seu ministério em Corinto. Os coríntios eram conhecidos como promíscuos e desordeiros; eles tinham uma reputação notória. No entanto, veja o que o apóstolo tinha a dizer sobre os coríntios depois de trabalhar com eles:

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” (2 Coríntios 3:2,3 – ACF)

Uau! Que transformação. Eles deixaram de ter uma reputação desonrosa e passaram a ser vistos como uma carta de Cristo.

Deixe-me te perguntar:

Que tipo de carta você é? Quando as pessoas olham para você, o que elas vêem? O que sua família e amigos dizem sobre você?

Claro, todos nós temos um passado, mas o que dizem de você hoje? As pessoas mais próximas de nós sabem como realmente somos. Não me entenda mal; não estou tentando fazer você se sentir mal. Talvez você tenha tentado mudar (e até conseguido por um tempo), mas é como se o seu antigo “eu” continuasse aparecendo de novo. A última parte do versículo 3 explica por quê:

“… escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.”

Não é com tinta que nossa história é escrita, por exemplo: não é escrevendo resoluções para parar de fumar, praguejar, ser diferente etc., que você mudará. Essa mudança não é algo que você tem que forçar, é um milagre realizado pelo Espírito Santo.

Você quer um “novo você”? Então é hora de entrar em contato com o Espírito Santo, para desenvolver um relacionamento íntimo com Ele, com a Sua presença vivendo dentro de você. Quando você tiver uma nova história, você não precisará nem anunciar sua mudança; as pessoas saberão. Eles verão isso em sua atitude, reações e comportamento. Você será a carta de Cristo hoje.

Que o Deus da Bíblia o abençoe.

Bispo Joshua Fonseca