Há uma grande diferença entre ser o possuidor de algo e ser possuído por algo. Ser possuído significa que algo está no controle sobre você. Ser um possuidor significa que você tem domínio sobre ele.
Quando você olha o mundo hoje, a maioria está sendo possuída ou dominada por algo ou alguém. Um exemplo simples é o que vemos no local de trabalho. O chefe dá as ordens e o funcionário obedece sem questionar, com medo de perder o emprego. Ou apenas olhe para a vida de uma pessoa que aluga uma casa ou apartamento (embora não seja errado alugar); ela sempre corre o risco de ser despejada. Ao contrário de um proprietário que está no controle do que acontece em sua propriedade.
Existem inúmeros outros exemplos que eu poderia dar, mas o ponto é claro: phá muito mais pessoas sendo dominadas neste mundo, do que aquelas que estão em uma posição de influência.
Deus quer que você seja o possuidor, e não possuído. Ele não quer que sua vida fique pendurada por um fio e sobrecarregada com problemas ou ameaças.
Deus quer que você seja a fonte. A fonte não depende de outros para obter água; a fonte jorra água!
Veja o que Deus disse a Abrão:
“… Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.” (Gênesis 13:14,15 – ACF)
Que promessa poderosa Deus fez a Abraão! Mas, quais você acha que foram as condições dessa promessa? Abraão teve que obedecer a Deus. Abraão teve que confiar nEle cem por cento e seguir todas as instruções que Ele deu. O problema hoje em dia é que as pessoas querem tomar todas as decisões da vida e seguir seu próprio caminho, em vez de entregar sua vontade a Deus e deixar que Ele os conduza.
Se você permitir que Ele dirija sua vida, através da obediência a Ele, então Ele em troca fará de você um Possuidor de tudo o que você sonhar. E o mais importante, um possuidor da vida eterna com Ele.
Que o Deus da Bíblia o abençoe.
Bispo Joshua Fonseca