Sempre que você compra algo, seja um produto ou uma máquina, quando você abre a caixa e vê que isso tem algum tipo de defeito e não está funcionando corretamente ou faltando uma peça, as primeiras palavras que saem da sua boca é “eu vou devolver isso”. Você não aceita porque você comprou esperando uma coisa e recebeu outra. Espiritualmente falando é a mesma coisa. Deus tem o direito de aceitar as nossas ofertas ou não. Ele não atentou para a oferta de Cain porque ela tinha defeito; ela não era o melhor.

Ele não preparou o seu melhor; ele trouxe qualquer fruto, de qualquer maneira. Se você ler em Levíticos 22:20, a Bíblia diz: “Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita em vosso favor.”
“Não seria aceita em vosso favor.” Por que? Porque tem defeito, igual a um produto quebrado. Se você apresenta diante de Deus o que tem defeito, Ele tem o direito de aceitar ou não. Tudo o nós fazemos diante de Deus é uma oferta.

Nossas orações, leitura da Bíblia, ir à igreja, participar das reuniões, etc. Oferta não é apenas financeira, como colocar dinheiro dentro do envelope ou na sacola de oferta. Oferta é tudo que nós fazemos para Deus. Quando você perdoa os seus inimigos, você está dando uma oferta; quando você ora pelos seus inimigos, você está dando uma oferta.

Imagina se Jesus estivesse morrendo na cruz e Ele tivesse mágoas contra aqueles que estavam lá O apedrejando, batendo nele ou O amaldiçoando. Para completar o Seus sacrifício e dar a Sua melhor oferta, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Bem, isso foi outra oferta, perdoar aqueles que estavam O espancando e O perseguindo. Veja que a oferta é tudo que nós fazemos para o Senhor e diante Dele. Se a sua oferta é boa diante de Deus, ela é aceitável diante de Deus. Você se tornará um marido melhor, uma esposa melhor, um pai melhor, uma mãe melhor, um filho melhor, uma filha melhor, um funcionário melhor, etc. Você se tornará melhor em todos os aspectos da sua vida.

A oferta da Cain não foi aceitável e você sabe o resto da história. Ele matou o próprio irmão e foi amaldiçoado pelo resto da sua vida. Veja que a boa oferta nos abençoa, da mesma forma que a oferta de Abel fala até hoje, mesmo que ele esteja morto. Portanto, eu quero que você analise suas ofertas. A oferta que você deu ontem, que você está dando hoje e a oferta que dará amanhã. Não dê o que tem defeito. Medite nessa mensagem e seja abençoado hoje, em nome de Jesus.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca