Às vezes, quando as coisas estão indo mal na vida e você não consegue entender o porque disso estar acontecendo, você pode se sentir confuso e frustrado. Por exemplo: quando uma pessoa recebe más notícias de um médico, ela começa a sentir que isso é uma punição ou algo assim. E normalmente, eles culpam a quem? A Deus. Quando uma pessoa está sendo atraída por algo errado, ela pensa que Deus é quem está por detrás disso. Isso não é verdade.

Permita-me explicar algo a você de forma bem clara. Há uma diferença entre testar e tentar. Deus não tenta ninguém; então, só precisamos separar as duas palavras e seus significados. O que Deus faz é testar; o que satanás traz é tentação. A tentação faz com que você faça algo errado e ofenda a Deus. Um teste da parte de Deus é para primeiro te provar e também mostrar que você  crê e está disposto a obedecer a algo que Ele o instruiu a fazer. Por exemplo, a Bíblia diz:

“Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;guardando o mistério da fé numa consciência pura.E também estes sejam
primeiro provados, depois sirvam, se forem 
 irrepreensíveis.” (1 Timóteo 3:8-10 – ACF)

Você vê que Deus diz para deixá-los serem testados. Ele não quer dizer tentado, mas testado. É como se um estudante que quer passar para a próxima série seja testado, para ter certeza de que entendeu as lições e está pronto para enfrentar o próximo desafio. Da mesma forma, os servos de Deus devem ser testados, para mostrarem que estão prontos para enfrentar o próximo desafio. Então essa é a diferença; um teste está aí para te provar e te fazer melhor. Uma tentação vem para destruir você e derrubá-lo. Deus testa, mas nunca tenta. E Ele mesmo dá o Seu Espírito Santo àqueles que O buscam com todas as  suas forças, para ajudá-los a vencer a tentação.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca