Imagine se você recebesse uma herança de família como um caro colar de diamantes que pertenceu a uma bisavó. E quando você o recebeu, lhe disseram para nunca perdê-lo e nunca vendê-lo, porque era muito precioso. Não tenho dúvidas de que você valorizaria esse colar e a guardaria com sua vida.

Você o guardaria porque ele era muito especial. Era um tesouro. Era algo insubstituível. O valor seria muito mais profundo do que o custo; é o que ele significava para você que o tornava tão importante.

Agora, imagine ser a “propriedade peculiar” (ou tesouro especial) de Deus. Como você acha que Ele vai te tratar? Se nós humanos tratarmos nossos bens valiosos com tanto cuidado e dedicação, tente imaginar quanto mais Deus cuidará e protegerá você como Seu tesouro especial!

Se dependesse de Deus, todo ser humano seria Seu tesouro especial, mas a verdade é que não depende Dele.

Deus quer protegê-lo, cuidar de você e dar-lhe o melhor da vida. Mas Ele diz:

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, …”

(Êxodo 19:5 – ACF)

Então, se você obedecer, Ele diz:

“… então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.”

( Êxodo 19:5 – ACF)

Tornar-se a propriedade peculiar de Deus requer obediência a Ele. Uma pessoa não pode viver sua vida de qualquer maneira e espera ser valorizada acima de tudo e de todos por Deus. Todos nós precisamos obedecê-Lo e agradá-Lo, mesmo quando isso significa nos desagradar.

Com Deus, é simples assim: trate-O como o seu tesouro, e Ele tratará você como o Seu tesouro. Obedeça e seja abençoado, desobedeça e as coisas não irão bem para você. Não porque Deus te odeia ou quer machucá-lo, mas simplesmente porque você não O valorizou.

Deus vê valor na obediência e faz com que Ele queira abençoar quem obedece. Portanto, deixe sua vontade de lado e procure agradá-Lo. Vale a pena, quando Ele faz de você o Seu tesouro especial.

Que o Deus da Bíblia te abençoe

Bispo Bira Fonseca