As pessoas estão tão acostumadas a ter segundas opiniões, não apenas de médicos, mas em situações do dia a dia.
Quantas opiniões você ouviu nesta última semana?
A opinião do seu médico
A opinião do seu marido/esposa
A opinião do seu vizinho
A opinião de sua filha/filho
Muitas vezes, porque há tantas opiniões, a pessoa fica confusa. Isso só acontece por causa da dúvida e da incerteza.
Por exemplo: uma pessoa que vai ao médico para um check-up: O médico dá o diagnóstico e explica o plano de tratamento, sem dúvidas, nem “se” nem “mas”, ele foi direto ao ponto. Tenho certeza de que você deixaria o consultório desse médico com total certeza de quais medidas você precisaria tomar nos próximos dias.
Por outro lado, digamos que o médico use muito “talvez”, “se”, “mas” e no final ele diz que nem tem certeza de que isso resolverá seu problema de saúde. Sem dúvida, você marcará uma consulta para uma segunda opinião de outro médico. Por quê? Porque esse médico deixou você com dúvidas e incertezas.
Quando há certeza, não há necessidade de uma segunda opinião.
Há apenas uma opinião que você não precisa questionar e essa é a opinião de Deus. A Palavra de Deus é a opinião de Deus e ela é forte.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)
Quando Deus fala, não há espaço para dúvidas. E se você gastar tempo lendo Sua Palavra, Ele o direcionará para a decisão certa. Sua Palavra deve ser a primeira e última opinião que você procura. Então, não haverá necessidade de correr por aí pedindo uma segunda opinião daqueles que não têm certeza.
Que o Deus da Bíblia te abençoe.
Bispo Bira Joshua