Tenho certeza de que todos já ouvimos a expressão “o que vai, volta”. E você provavelmente já viu a realidade disso em muitas vidas. Uma pessoa mente para que alguém seja demitido de um emprego (esperando que isso a leve a ser promovida), apenas para acabar sendo demitida. Outro caso é a pessoa que pelas costas de uma mulher casada, tem um caso com o marido dela. Depois de um tempo, ele deixa a sua esposa por ela, mas no final, ele a deixa por outra mulher também. Honestamente, existem tantos exemplos disso que seria necessário um livro para listar todos eles!

Mesmo na Bíblia, vemos exemplos do enganador sendo enganado. Jacó enganou para conseguir o direito de primogenitura de seu irmão. No começo, isso não parecia ter grandes consequências. Mas lá no fundo, ele foi enganado repetidamente. Ele trabalhou sete anos para se casar com a mulher que amava, apenas para ser enganado na noite de núpcias e receber alguém que ele não queria. Então ele trabalhou mais sete anos para conseguir quem ele realmente queria. Além disso, durante vinte anos, seu chefe mudou seu salário dez vezes. E não estou falando de aumentos, estou falando de tirar vantagem.

Isso chegou ao ponto que Jacó disse:

“Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes.” (Gênesis 31:41 – ACF)

Ao observar a vida de Jacó, você começou a ver que é verdade, que o que vai realmente volta. E não é diferente na vida daqueles que servem a Deus (ou pelo menos dizem que o fazem). Se você O servir fielmente e fizer as coisas que Ele diz para fazer e exige de você, então você será abençoado e estará seguro. Mas se você tentar enganá-Lo (o que ninguém pode fazer), você verá que desastre e destruição aparecerão no seu caminho. Não porque Deus te odeia ou quer machucá-lo, mas porque Ele é justo e não pode recompensar a desobediência.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca