Todos nós adoraríamos acreditar que somos nossos próprios pensadores; que formamos nossas opiniões com base no que queremos, mas o fato é que nossas mentes e julgamentos são controlados por aquilo que eles são alimentados. Seja isso amigos, família, TV, música e até fé; estamos constantemente sendo alimentados e influenciados por algum tipo de informação.
Você começa em um novo emprego e eles dizem para você tomar cuidado com o João, que senta ali no canto; automaticamente, a sua mente o faz se afastar do João sempre que o vê.
Você ouve no noticiário que houve um assalto em sua área e então sua mente lhe diz para comprar novas fechaduras para sua porta da frente.
O sucesso em vendas depende muito disso. O varejista o convence de que seu produto é incrível e você o compra porque sua mente o convence de que você não pode viver sem ele.
Embora comprar um novo produto ou proteger sua casa possa ser inofensivo, há outras coisas que você ouve e vê que podem impactar negativamente sua mente e, conseqüentemente, sua fé. Um bom exemplo disso é a música: a batida cativante chama sua atenção e você começa a cantar junto – sem prestar atenção às letras degradantes, negativas e ímpias que estão convidando a negatividade para sua vida. Você pode até pensar que o que está ouvindo é inofensivo, mas essa negatividade pode permanecer adormecida no fundo da sua mente, até o dia em que for revelada.
Pense em um banheiro: uma área fechada em que se entra sozinho, sabendo que nada de bom se deposita ali! Desculpe fazer sua mente vagar por tal lugar, mas aquele mesmo ‘ewww’ que você sentiu enquanto pensava em um banheiro, é o mesmo nojo que eu quero que você pense sobre toda a negatividade que Satanás traz para você diariamente. Dessa forma, você nunca permitirá que isso apodreça em sua mente. Você o recusará, rejeitará e substituirá por ideias e pensamentos que vêm de Deus.
Então, sim, de certa forma, você está no controle de seus pensamentos; é você quem decide o que deixar entrar em sua mente e o que jogar fora “…para que não sejamos vencidos por satanás; porque não ignoramos os seus ardís.” (2 Coríntios 2:11 – ACF)
Cuidado com o que você ouve. Não permita que Satanás use sua mente como banheiro.
Que o Deus da Bíblia te abençoe.
Bispo Joshua Fonseca