Há um velho ditado que diz: “Se você não pode vencê-los, junte-se a eles”. E esta é a atitude que muitas pessoas têm na vida. Muitos pensam que, se um problema é muito difícil de vencer, basta aceitá-lo como um obstáculo intransponível. Se alguém continuar atacando você pelo que você acredita, então desista e faça o que ele está exigindo. Se você está sendo pressionado a fazer alguma coisa, mesmo que não queira, às vezes basta seguir o fluxo.

Essas idéias e formas de pensar são completamente anti-bíblicas. Deus nunca nos ensina a simplesmente “desistir”. De fato, Ele nos ensina o contrário. Ele nos ensina a ir contra a corrente. Ele nos ensina a ser pioneiros de uma maneira positiva. Paulo falou aos romanos sobre isso quando disse:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

(Romanos 12:2 – ACF)

Ele lhes disse diretamente para não se conformarem (ou cederem ao mundo). O que ele quis dizer é não ceder aos caminhos deste mundo. E isso não inclui apenas o pecado e o que é mau. Isso inclui ter uma mentalidade de perdedores e aceitar problemas e fracassos como parte da vida. Tem que chegar um ponto em que você pára de ceder e se revolta contra o que está causando o problema.

Lembre-se que o tipo de revolta que estou falando não é violento ou destrutivo, mas é uma revolta que age de maneira justa, contra a injustiça. Essa revolta luta no altar, não no exterior. É preciso revolta para mudar sua vida. Somente quando você se cansar do modo como sua vida está indo, você fará algo ousado e corajoso o suficiente para mudar isso.

Portanto, pare de ceder e comece a se posicionar contra o que está errado em sua vida, por meio de ações de fé. Através de desafios que chamam a atenção de Deus.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca