Qual é o seu plano para amanhã? “Amanhã, irei trabalhar, se o tempo permitir.” “Amanhã, irei para a escola, se o tempo permitir.”
Quais são seus planos para a próxima semana? “Fiz planos para visitar minha tia e sua família.”
Quais são seus planos para o próximo mês? “No próximo mês, pretendo fazer o primeiro pagamento da minha nova casa/carro.”
Quais são seus planos para o próximo ano? “No próximo ano, pretendo começar uma dieta saudável, esperando perder alguns quilos.”
Você vê algo errado em fazer planos? Tenho certeza de que sua resposta foi não! Deixe-me reformular a pergunta: Você vê algo errado em fazer planos sem incluir o Deus da Bíblia? Antes de responder, dê uma olhada nesta passagem da Bíblia:
“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)
Agora, qual é a sua resposta? Mudou?
Tenho certeza de que isso levará muito tempo para se acostumar; tomamos nossa liberdade como garantida por tanto tempo que muitas vezes não somos cuidadosos, apenas fazemos nossos planos, sem perceber que somos apenas um vapor sobre o qual a Bíblia fala.
Não vamos fingir que somos autossuficientes. Vamos reconhecer o fato de que sem o amor, a graça e a misericórdia de Deus, não somos nada!
Vamos nos humilhar e consertar esse grande erro que cometemos tantas vezes.
Se o Senhor quiser, o próximo post estará disponível para amanhã.
Que o Deus da Bíblia o abençoe!
Bispo Bira Joshua