“Melhor o diabo que você conhece do que o diabo que você não conhece.” É um provérbio antigo (não bíblico) que significa que é melhor lidar com alguém ou algo ruim que você conhece, do que lidar com alguém ou algo novo que você não conhece.

Em primeiro lugar, deixe-me deixar bem claro que nada de positivo pode vir de um provérbio que diz a você para confiar no diabo!

O que este provérbio realmente faz é dar às pessoas uma falsa sensação de segurança. Isso o incentiva a ficar em uma zona de conforto em vez de tentar coisas novas. Não é isso que muitos estão fazendo hoje em dia? Alguns até aceitam os problemas como uma “parte da vida” que não pode ser mudada. Eles se adaptam à sua situação, acomodando qualquer problema que apareça.

Isso é provavelmente o que a mulher hemorrágica fez por 12 longos anos. Um problema de sangue hoje pode ser qualquer coisa, desde anemia e coágulos de sangue até leucemia. Ela havia visitado muitos médicos, mas não encontrou nenhuma cura e gastou tudo o que possuía procurando uma solução. Imagine ter que viver essa situação por 12 anos – sangrando constantemente e sendo julgada como impura e tendo que se isolar por causa disso. Isso é o que aquela senhora teve que aguentar. Ela foi uma exilada que até hoje nem sabemos o nome dela.

Chegou um momento em que esta senhora se cansou de viver com o ‘diabo que ela conhecia’ e viu uma oportunidade quando Jesus estava na cidade:

“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.” (Marcos 5: 27-29 – ACF)

Toda aquela situação poderia ter tomado outro rumo:

1. Ela era uma mulher

2. Ela foi vista como suja

3. Em vez de se isolar, ela se misturou à multidão

4. Ela ousou tocar em um homem – ela ousou tocar em Jesus

Ela correu um grande risco. Tudo isso poderia fazê-la ser apedrejada até a morte. Ou não poderia?

Esta senhora sabia o que muitos hoje não percebem. Quando você busca a ajuda de Deus, quando volta sua situação e vida para o altar dEle, não há risco de fracasso. Deus não falha.

Tá bom, deve ter sido assustador para ela fazer o que fez, mas ela estava cansada de sua doença e seu desejo de cura superava a adrenalina que corria dentro ela. E o resultado? Ela foi curada IMEDIATAMENTE!

Qual é o problema com o qual você está lutando? Não aceite viver com uma falsa sensação de segurança. Não tente acomodar seus problemas. Em vez disso, faça como aquela mulher fez e vá atrás de Jesus. As probabilidades estavam contra ela, mas ela não se importava e nem você deveria. Não importa há quanto tempo você está sofrendo ou o que o causou. Apenas acredite que Deus pode tirar você disso. Mas você precisa dar o primeiro passo. Você tem que estender a mão e tocar em Suas vestes.

A bola está contigo.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca