Todos nós, em algum momento da vida, recebemos ordens ou instruções. E ao recebê-las, tomamos a decisão de agir de acordo ou não. Pegue a decoração de casa, por exemplo: você compra um móvel e ele chega em várias peças com um manual de instruções.

Alguns seguirão o manual até o fim, enquanto outros preferem ir de acordo com o acham que ele deve ser montado. Na maioria das vezes, ignorar o manual leva a horas de montagem desnecessárias e resultados ruins.

A leitura do manual de móveis e similares é opcional, porém seguir as instruções da Palavra de Deus não é motivo de discussão. Deus tem muita consideração por aqueles que vivem em obediência a Ele e não poupa a vara quando se trata de desobediência. Por toda a Bíblia, vemos os resultados da obediência e as consequências da desobediência. Vejamos dois casais:

Abrão e Sarai (obediência)

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (Gênesis 12:1 – ACF)

Qualquer um teria questionado a Deus sobre para onde estavam sendo enviados; mas não Abrão. Ele simplesmente obedeceu. Abrão não tinha um pastor ou uma Bíblia para se referir para orientação e conselho; pele apenas ouviu uma voz e aos 75 anos, deixou tudo para trás em obediência a essa voz. Este é o nível de obediência que Deus espera de nós.

Adão e Eva (desobediência)

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” (Gênesis 3:17 – ACF)

Quando você conhece a verdade, mas não a obedece, está tomando uma decisão consciente de desobedecer. Você está propositalmente decidindo ir contra o que Deus deseja de você. Por causa de sua desobediência, Adão e Eva foram enviados para fora do Éden. Esse é um sinal claro do que Deus pensa sobre a desobediência.

E o mesmo vale para todos nós. Podemos perder tudo em um piscar de olhos. Uma decisão de desobedecer pode mudar o curso de sua vida de uma maneira muito ruim. Por meio de Sua Palavra, por assistir às reuniões na igreja e permitir que o Espírito Santo fale com você por meio da oração, Deus nos mostra Sua vontade e revela os erros e acertos deste mundo, mas Ele deixa que tomemos essa decisão, para descobrir se vamos obedecer e ser abençoados ou se desobedecer e sofrer.

Que decisões você tem tomado ultimamente? Você está tentando negociar com Deus em vez de apenas obedecê-Lo? É hora de sacrificar. É hora de obedecer Àquele que quer o melhor para você.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Joshua Fonseca