Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo: “Eu sei quem eu sou” ou “Se eu estivesse nessa ou naquela situação, nunca desistiria”, mas, quando realmente se trata deles, eles são os primeiros a correr? Se realmente paramos para pensar sobre isso, os seres humanos estão mais interessados em conhecer os negócios de outras pessoas do que em se preocupar consigo mesmos. Por que?

A resposta é simples, é muito mais fácil olhar para os erros de outra pessoa e apontá-los, do que olhar para dentro e reconhecer nossas próprias falhas. É muito mais fácil apontar o dedo para alguém e dizer: “ele ou ela não está na fé”, do que reconhecer e admitir quando nós mesmos estamos esfriando em nossa fé.

A Palavra de Deus ficou clara quando disse:

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.”.

(2 Coríntios 13:5 – ACF)

Por que Deus nos ordena a examinar a nós mesmos se Ele já sabe o que está dentro de nossa mente e coração? Deus sabe se estamos verdadeiramente na fé ou não, mas quando examinamos e testamos nossa fé, somos capazes de ver onde estamos, espiritualmente falando – se nossa confiança está realmente nEle, ou não.

Testamos a nós mesmos através dos sacrifícios que fazemos em nome de nossa fé. Se você perceber que sua fé está enfraquecendo, é porque você parou de se sacrificar a Deus. Quando sacrificamos, depositamos 100% de nossa confiança em Deus; sabendo que Ele fará o que prometeu. No entanto, se tivermos medo do sacrifício, isso é um sinal de que não passamos no teste.

“Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”

(2 Coríntios 13:5 – ACF)

Deus quer que todos nós examinemos e testemos a nós mesmos na fé. Não basta dizer simplesmente “estou na fé”, mas as ações mostram outra coisa. Deus está pronto para libertar qualquer um que exercite sua fé sincera nEle. Ele quer e pode transformar a vida de alguém que, talvez, até o mundo inteiro já tenha desistido dele. Mas tudo começa com um teste.

Que o Deus da Bíblia te abençoe

Bispo Joshua Fonseca