Quando as coisas dão errado na vida, naturalmente a primeira coisa que uma pessoa faz é se perguntar: “Por quê”? Nós seres humanos, sempre queremos entender o que está acontecendo e porque está acontecendo. Normalmente, no meio de nossa busca por respostas, alguém leva a culpa.
Por exemplo, se um casamento está fracassando, normalmente você encontrará o marido culpando a esposa e vice-versa. Ninguém gosta de se culpar. As pessoas naturalmente têm o hábito de apontar o dedo.
No mundo, quem leva a maior parte da culpa é Deus. Ouvi dizer isso mil vezes: “se Deus é real, por que tantas coisas ruins estão acontecendo”? Outra coisa que eles dizem é: “Deus está me punindo”. Mas todos esses ditos e idéias estão totalmente errados.
Deus não tem absolutamente nenhum prazer em seu sofrimento. Pelo contrário, Ele quer ajudá-lo a mudar a situação da sua vida. Ele até afirma isso em Sua Palavra;
“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:30)
Se Seu fardo é leve, então como poderia um fardo como câncer, divórcio, depressão, dívida, vazio e qualquer outro semelhante a eles, vir dEle? Nunca!
Em vez de culpar a Deus, por que não invocá-Lo com toda a sua força e pedir a Sua ajuda? Por que não colocar a sua vida e o seu tudo em suas mãos e confiar nEle para ajudá-lo a dar um jeito nisso? Por que você não ousa a crer em Sua palavra, o suficiente para desafiá-la por uma vida melhor?
Pare de culpar e comece a agir com fé, e mude sua vida.
Que o Deus da Bíblia te abençoe.
Bispo Bira Fonseca