Para cuidar adequadamente de uma árvore, existem algumas etapas importantes a serem observadas. Fertilização, irrigação, poda e a lista continua. Cada árvore começa pequena, mas dê-lhe algum tempo e ela será uma força a ser reconhecida, não será facilmente derrubada e seus galhos prosperarão com frutos. Isto é, claro, desde que esteja fortemente enraizada.
Nossa vida pode ser comparada a uma árvore. Nós, sendo o ramo que dá bons ou maus frutos. É fácil identificar se o fruto da sua vida foi bom ou ruim. Registre as áreas da sua vida agora. Pense na sua família, na saúde, nas finanças, na vida amorosa, na sua alma. Pense em como tem sido a vida ultimamente e decida neste momento que tipo de fruto sua vida está produzindo. Talvez as coisas não tenham sido tão boas. É fácil encontrar a razão por trás disso.
A Bíblia faz uma comparação semelhante no livro de João:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” (João 15:1-3)
Você está conectado à videira verdadeira? Você foi podado para dar bons frutos? Sua vida pode responder a essas perguntas para você. Quando estamos conectados ao Senhor Jesus, nossa vida se torna um testemunho dEle. Somos podados para excelência, limpos e cuidados. A própria Palavra de Deus nos purifica.
Quando lemos a Bíblia, Deus é capaz de nos dirigir, nos ensinar e tirar tudo o que suja a nossa vida. No entanto, isso só acontece quando obedecemos.
Se nos compararmos a um galho de árvore, nunca veremos a obediência à Palavra de Deus como uma escolha, mas como uma parte natural da nossa vida. Um galho simplesmente vai para onde o curso natural da árvore o empurra. Cresce com a árvore, deixa-se podar e limpar e por isso dá muitos frutos.
Torne-se este ramo e deixe que o Lavrador (Deus) trabalhe em você para que sua vida dê bons frutos.
Que o Deus da Bíblia te abençoe!
Bispo Bira Josué