Como que as pessoas tratam o filho de uma pessoa rica e poderosa? Extremamente bem. Imagine a filha do presidente ou o filho da pessoa mais rica do mundo! Só por causa do nome de seus pais, eles automaticamente são tratados de maneira especial.

Agora, imagine o próprio Filho de Deus! Como que Ele poderia exigir ser tratado? Ele poderia ter feito todo mundo se curvar e adorá-Lo (o que Ele merecia e ainda o faz), mas não o fez. Na verdade, Ele se recusou a aceitar elogios quando as pessoas o ofereciam tão livremente. Muitas vezes, logo após realizar um grande milagre, Ele realmente dizia às pessoas para se certificarem de não contar nada a ninguém. Para a maioria de nós, isso não faz sentido. Se você faz algo tão grande, por que não receber o crédito por isso? Mas Jesus não queria crédito, Ele queria agradar ao Pai. 

Cada um de nós precisa ser extremamente cuidadoso com o orgulho, porque ele pode estragar tudo; pode custar a você perder tudo e até custar sua salvação.

A Palavra de Deus é clara sobre como Deus vê o orgulho, quando diz:

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6 – ACF)

Resistir significa afastar-se, evitar, não se associar. Deus não pode aceitar ou ignorar o orgulho simplesmente. Ele o afasta dEle. Mas para os humildes, Ele dá graça, favor e misericórdia imerecida.

Esse é um dos mistérios da fé. A fé não se vangloria, mas Deus a reconhece e faz brilhar. O orgulho se orgulha, mas Deus o despreza, e o derruba no chão, aonde ele (o orgulho) pertence.

Seja sempre humilde e esteja disposto a aprender, melhorar e melhorar, e Deus lhe dará favor nesta vida e vida eterna no futuro.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca