Há poucas coisas na vida que podem ser mais irritantes e frustrantes do que ter que lidar com uma pessoa indecisa. Quando uma pessoa está sempre de um lado para o outro entre opiniões, planos ou desejos, os que a rodeiam sofrem, porque a pessoa desperdiça tempo e muitas vezes acaba fazendo a coisa errada, porque não conseguia se decidir em fazer a coisa certa.

É como uma pessoa que vai ao cinema e fica no balcão dizendo ao balconista: “Eu quero ver esse filme”; então eles dizem: “Não, na verdade, eu quero ver esse filme”. Então eles mudam novamente: “Não, eu acho que quero ver o outro”. Se eles continuarem indo e voltando, mais cedo ou mais tarde, eles serão orientados a decidir ou sair da fila.

Foi o que aconteceu nos dias de Elias, mas em um nível muito maior e muito mais sério. O povo não conseguia se decidir sobre qual deus era o verdadeiro Deus e qual deus eles serviriam. Elias ficou tão chateado, que acabou dizendo:

 “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” (1 Reis 18:21 – ACF)

Nestas palavras, vemos como Deus se sente em relação à indecisão. Uma coisa é ficar confuso e precisar de orientação ou direção. Outra coisa é saber o que precisa ser feito e ir e voltar entre as opções. Na vida, chega um momento em que você só precisa decidir. Não quero dizer concordar cegamente ou aceitar cegamente alguma coisa, mas pensar e agir; tomar uma decisão. Especialmente quando se trata de coisas da fé. Deus está procurando pessoas que sejam como Elias. Pessoas que não ficarão hesitantes entre duas opiniões. Pessoas que agem mais do que falam (ou esperam). Quando você tem esse tipo de fé ousada para agir quando a ação é necessária, você vencerá  todas as batalhas que enfrentar.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca