Se a sua casa estivesse pegando fogo, você gostaria que jogassem água ou gasolina?Essa é fácil de responder, né? Ninguém em sã consciência colocaria gasolina numa casa já em chamas. A gasolina só pioraria a situação — ela acende, não apaga!
Agora pense: Se fosse um dia de calor intenso, você deixaria o aquecedor ligado a 90 graus? Com certeza não! Você colocaria o ar em uma temperatura fresca e agradável, porque quer conforto ao chegar em casa depois de um dia abafado.
Então está claro: precisamos estar atentos para saber qual “temperatura” usar — e quando. Essa lógica se aplica diretamente às nossas atitudes diárias.
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama estultícia.” (Provérbios 15:1-2)
A forma como você responde pode trazer paz ou guerra. Pode apagar ou acender a raiva.
Eu entendo, há momentos em que as pessoas reagem com raiva… Mas se você responder da mesma forma, a situação pode sair do controle e virar um incêndio emocional.
Muitos já terminaram na prisão… ou até mesmo debaixo da terra… Tudo por causa de uma atitude tomada no calor do momento.
Tome uma decisão hoje. Decida ser aquela pessoa que usa a língua com sabedoria. Escolha apagar, em vez de acender. Cuidado com a forma como você responde à sua família — sua mãe, pai, irmãos, esposo ou esposa.
Peça a Deus sabedoria para saber responder da maneira certa. Essa atitude pode salvar uma vida!
Que o Deus da Bíblia te abençoe!
Bispo Bira Joshua