Se você já viajou em um veículo motorizado (carro, moto, ônibus), sabe a importância do foco total. Apenas um minuto ou uma fração de segundo de distração, pode terminar em desastre. Distrações podem nos tirar completamente do curso que definimos para nossa vida. Antes de Pedro (discípulo de Jesus) receber o Espírito de Deus, ele estava constantemente distraído. A história dele andando sobre as águas, ou melhor, afundando, é comumente conhecida em todo o mundo.
O exemplo que veremos hoje é quando a Bíblia descreve Pedro sendo levado a uma alta montanha pelo Senhor Jesus. Naquela montanha, Jesus foi transfigurado e o que deveria ser a oportunidade de Pedro testemunhar algo extraordinário saiu do caminho quando ele recebeu uma ideia:
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, respondendo, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.” (Mateus 17:1-4)
Naquele momento, a luz, a aparição de Elias e Moisés e tudo o que estava acontecendo ao redor dele se tornaram mais uma distração para Pedro do que era realmente importante: Jesus. Mas imediatamente ele teve a oportunidade de voltar ao caminho certo.
“E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.” (Mateus 17:5)
As distrações hoje não estão em uma alta montanha. Hoje, é fácil esquecer de ler a Bíblia, orar e ter nossos momentos com Deus, porque as distrações estão cara a cara conosco todos os dias. Seja a correria da vida, as coisas acontecendo em nossa família, o acesso constante ao mundo inteiro via mídia social. Há distrações ao nosso redor e, embora não seja errado o cuidar de nossas responsabilidades na vida, não podemos permitir que nada tome o lugar de Deus em nossa vida.
Talvez você tenha percebido que as coisas saíram do lugar, você se distraiu com as coisas que acontecem em sua vida e Deus não está mais em primeiro lugar. Este é um chamado para despertar – uma oportunidade para você abrir espaço para Deus em sua vida mais uma vez e, se você nunca teve um, esta é uma chance para você ouvir a voz do Filho amado de Deus.
Que o Deus da Bíblia o abençoe!
Bispo Bira Joshua