Já pensou se tudo de negativo que você fala virasse realidade? Aquela dor de cabeça que você comentou, piorasse só porque você disse em voz alta. A piada sem graça sobre sua família acabasse acontecendo de verdade. Ou aquela doença que você chamou de “minha” durasse mais tempo só porque você assumiu ela como parte da sua vida. A verdade é que, mesmo sem perceber, nossas palavras têm um poder enorme.
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18:21
Talvez você conheça alguém que fala demais… ou talvez seja você mesmo. Mas uma coisa é certa: quando falamos muito, corremos o risco de falar coisas erradas. E Deus nos mostra que nossas palavras podem ser usadas para o bem — para declarar Suas promessas, para abençoar — ou para reforçar as mentiras do inimigo.
Você pode estar se perguntando: “Mas como eu posso estar aplaudindo o mal?” É simples. Quando a gente declara o problema em vez da solução. Quando a gente vive dizendo frases como: “minha doença”, “meu azar”, “meu desemprego”… Estamos, sem perceber, concordando com aquilo que não vem de Deus. E, assim, damos força para aquilo continuar em nossas vidas.
Talvez suas palavras tenham sido como uma maldição sobre você mesmo. Mas hoje, você pode mudar isso. Comece a glorificar a Deus com aquilo que você diz. Use a sua boca para declarar vida, cura, esperança. Fale como quem crê nas promessas de Deus — e você vai começar a ver o plano d’Ele se cumprir na sua vida.
Que o Deus da Bíblia abençoe a sua vida!
Bispo Bira Joshua