E é aí que está o problema. O coração sempre terá seus próprios desejos e idéias e geralmente não está pensando no seu melhor interesse. Há canções e poemas escritos sobre isso, ditos construídos sobre ele e decisões erradas tomadas com ele. “Siga seu coração.” Mas para onde? Talvez você nem consiga contar as vezes em que os desejos do seu coração o desviaram e a Bíblia nos alerta exatamente sobre isso.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)
Em um mundo onde tudo é facilmente acessível e brilhante aos olhos, você pode ser facilmente enganado pelo seu coração. No entanto, há algo muito mais profundo acontecendo ao qual todos precisamos prestar muita atenção, não com nossos corações, desejos ou vontades, mas com nossa alma.
A Bíblia descreve o coração desta forma como um aviso para não sermos enganados. Depois que os prazeres temporários do coração são satisfeitos, geralmente segue-se um grande anseio na alma. As coisas deste mundo não podem satisfazer as necessidades da alma. O coração pode levar-nos a procurar prazeres na tentativa de trazer alguma sensação de paz e alegria, mas na verdade só quando nos voltamos para Jesus é que nos sentimos realizados.
O coração pode querer o que quer mas a alma tem sede e pede para ser saciada. Não se iluda. Sinais recentes nos levam a perceber que o tempo é passageiro e o coração, cheio de enganos, gostaria que acreditássemos que temos muito tempo para fazer o que quisermos. Mas pare, pense e ouça o que sua alma pede. Esse é o desejo que você deve cumprir.
Que o Deus da Bíblia te abençoe!
Bispo Bira Josué