Existe um ditado nos Estados Unidos que diz: “Paus e pedras podem quebrar os meus ossos, mas as palavras nunca me machucarão”. Conforme as crianças crescem, nas escolas elas são ensinadas a dizer isso e a se convencerem que isso é verdadeiro. O único problema é que, na vida da maioria das pessoas, as palavras podem e têm as machucado tremendamente. Por exemplo:

Quantas pessoas já ouviram: “você é igual ao seu pai” ou “um dia você vai acabar na cadeia” ou “ninguém vai te querer”…? E todas essas coisas têm se tornado realidade na vida delas.

As palavras têm poder; não há como negar isso. Por isso, a Bíblia diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21 – ACF)

Por que Deus iria tão longe ao ponto de dizer que a MORTE e a VIDA (que são os mais importantes extremos) estão no poder da língua, se as palavras não tivessem poder? As palavras têm poder e muito. Portanto, seja cuidadoso quanto ao uso de suas palavras e quanto às palavras que você ouve. Quando você falar com os outros, não use palavras que vão despedaçá-los. Quando você conversar com a sua esposa, filhos, companheiros de trabalho, use apenas palavras que vão levantá-los e nunca derrubá-los. E quando alguém tentar te derrubar com palavras, use as mais poderosas de todas , a Palavra de Deus, para construir a sua vida.

Que o Deus da Bíblia te abençoe

Bispo Bira Fonseca