Palavras têm poder. Sejam positivas ou negativas, elas têm o poder de influenciar a vida de uma pessoa. Quantas pessoas, por exemplo, que depois de ouvirem certas palavras negativas, começaram a  se tornar exatamente como foi dito a elas?

Você, quando era mais nova, foi-lhe dito que você era irresponsável, que você não era bom o suficiente, que você nunca seria feliz, que você era feia, que ninguém iria te querer, ou algo parecido. No momento que você ouviu essas palavras, você pôde tê-las rejeitado e disse: “De jeito nenhum, isso não é quem eu sou”! Mas, pense a respeito disso: em quem você está se tornando? Essas palavras começaram a moldar a sua vida? Ou você é quem tem falado essas palavras destrutivas?

Você tem causado rombos (buracos) na vida de uma outra pessoa, tipo um prego perfurando uma tábua de madeira. Você tem sido muito amarga com suas palavras e elas têm ferido muitas pessoas.

Nós devemos ser muito cuidadosos com as nossas palavras. Tanto as palavras que falamos quanto as que ouvimos, têm o poder de construir ou destruir.

A Palavra de Deus diz:

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4: 6 – ACF)

Nossas palavras precisam ser “temperadas”. O que isso significa? Elas precisam acrescentar aos que estão à nossa volta. O tempero acrescenta sabor à comida. E as nossas palavras precisam adicionar “sabor” à vida das pessoas. Se elas não acrescentarem, então é melhor não falar nada. Mas por outro lado, se alguém só te fala palavras que destroem, você precisa repreender essas palavras e imediatamente falar palavras de vida para si própria.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca