Todos nós já vimos isso antes … 

É domingo de manhã e você está sentado lá no culto da igreja (porque alguém o forçou a estar lá) e aquela senhora ao seu lado começa a cantar muito alto e bater palmas e , às vezes, até rolar no chão,  gritando: “Louvado seja o Senhor, aleluia!” Você está pensando consigo mesmo: “Isso é um pouco estranho”, mas você não diz nada. Tudo o que você sabe é que isso não é algo que você quer fazer.

Mas o que é tudo isso? É emoção.

Emoção é algo que Satanás usa para enganar os seres humanos e convencê-los de algo só porque eles sentem isso. Muitos são aqueles cuja fé inteira é baseada na emoção. É construída sobre como eles se sentem. Se eles vão à uma igreja e eles “sentem a presença de Deus”, então eles têm certeza de que há uma “unção” na igreja. Mas no dia em que eles recebem uma oração e não sentem nada, ficam tristes e cheios de dúvidas.

Emoções são como fumaça. Eles não duram e não são confiáveis. Elas nunca vão te sustentar no tempo de angústia.

É por isso que na Igreja Universal, somos muito francos com você e não tentamos fazer com que você “sinta-se bem”. Nós queremos que você esteja bem (significa ter uma vida abençoada), não apenas um sentimento bom. E a única maneira de fazer isso é através da fé, não da emoção. A fé é garantia; a emoção é oscilação.

A Palavra de Deus fala sobre emoção quando diz:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:  – ACF)

O coração representa a emoção. É enganoso e não pode ser confiável. Portanto, não tome nenhuma decisão em sua vida com base em sentimentos. O que quer que você faça ou não faça, faça por causa da fé, segurança e convicção, e Deus honrará isso. O Espírito Santo é o Espírito de Segurança. Você não precisa senti-Lo e nem sentir nada. Para recebê-Lo, você só precisa obedecê-Lo e crer.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca