O casamento é uma das coisas mais difíceis e desafiadoras que qualquer um pode fazer de várias maneiras. Eu não estou falando sobre a parte divertida, de pé no altar todo vestido e depois indo para a recepção e depois para a linda lua de mel. Estou falando do compromisso de passar o resto da sua vida com alguém e abandonar sua liberdade e sacrificar sua vida por essa pessoa. Em qualquer casamento, uma pessoa está sacrificando sua vida pela outra pessoa. E se uma pessoa não está disposta a sacrificar sua vida cem por cento, então eles não devem se casar. Esse é o preço; ponto final.

Agora, comparar o ato de casar ao ato de sacrificar a Deus é muito semelhante. Quando uma pessoa quer mostrar a uma outra pessoa que ela a ama mais do que qualquer outra pessoa, ela demonstra esse compromisso por meio do casamento. Mas, da mesma forma, quando uma pessoa quer mostrar a Deus que ela O ama mais do que qualquer um ou qualquer coisa e que ela confia nEle cem por cento, então ela se sacrifica a Ele. Ela não tem medo de abrir mão  do que considera mais valioso ou mais querido. É como as escrituras dizem:

“Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.” (Salmo 50:12-14 – ACF)

Deus deixa claro aqui que Ele não nos pede para sacrificar porque Ele precisa disso, mas Ele também deixa claro que você deve cumprir seus votos (sacrifícios). Então, por que então devemos sacrificar se Deus não precisar disso? Porque o sacrifício mostra que você é sério, que você depende dEle e não de si mesmo, e que a sua fé é real. Assim como em um relacionamento, você não precisa de um anel no dedo para morar junto ou mesmo ficar com uma pessoa pelo resto da vida. Mas o voto ou casamento mostra que você é sério e o quanto valoriza essa pessoa. Você a valoriza o suficiente para abrir mão da sua vida por ela. Isso é o que o torna valioso.

Deus não precisou de Abraão para oferecer Isaque, mas, por ele estar disposto, mostrou a Deus quão sério ele era e que confiava completamente em Deus. Deus até disse:

 “…porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.” (Gênesis 22:12 – ACF)

Minha amiga e meu amigo, certifique-se de terminar o que começou. Se você fez um voto a Deus para sacrificar, então cumpra-o! E se você nunca entendeu o que era sacrifício ou temia, faça-o! Coloque tudo no altar e veja o que o altar tem para você.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca