Quando nós falamos em fé, todo mundo diz: “Eu tenho fé”, “Eu creio em Deus”, “Eu creio em milagres”, etc. Mas existem dois diferentes tipos de fé. E você precisa entender a diferença, a fim de que você examine a si mesmo e veja se você realmente “está na fé” ou não.
O primeiro tipo de fé é a fé da conquista. Esse tipo de fé o cego teve quando ele clamou, dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim” (Lucas 18:38 ACF), e quando Jesus o chamou e perguntou o que ele queria, ele respondeu:

“Senhor, que eu veja” (v.41).

Mas existe um segundo tipo de fé que é realmente mais importante do que o primeiro. O segundo tipo de fé é a fé de ESTABELECER o que você tem conquistado, especialmente a sua salvação. Todo mundo diz que “a salvação é de graça”, porque Jesus pagou o preço por isso. É verdade, Jesus pagou pelos nossos pecados e o preço da conquista da nossa salvação. Porém, isso não significa que você não precisa de fé para mantê-la.

É como, por exemplo, se eu te der um carro novo, quitado,… Você não precisa pagar à concessionária outra vez, mas você tem que pagar para mantê-lo. Você tem que pagar pela gasolina, pela troca de óleo, pela revisão periódica do carro. Em outras palavras, você recebeu de mim o carro quitado, mas a revisão (a manutenção) é por sua conta. O mesmo se aplica à nossa salvação.

Ambos os tipos de fé são importantes, mas a mais importante é a fé de estabelecer (ou manter), porque qualquer um pode conquistar bençãos, mas estabelecê-las é o que importa.

Invista na sua fé, na sua vida espiritual e Deus lhe dará fé para estabelecer o que quer que você conquiste.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca.