Digamos, por exemplo, que você está dirigindo pela estrada e o semáforo fica vermelho. Todos sabemos que a luz vermelha significa que você deve parar. Mas você não quer parar, porque você  está com pressa e precisa chegar a algum lugar rapidamente.

Você tem uma escolha a fazer e a decisão é sua. Você pode parar, independentemente do quanto você esteja com pressa, ou pode infringir a lei e atravessar o sinal vermelho. Se você parar, você não estará fazendo o que deseja, mas estará obedecendo à lei. Se você atravessar o sinal vermelho, você não estará obedecendo à lei, porque você tomou a sua própria decisão. Qualquer que seja a decisão que você tome, haverá consequências. Atravessar o sinal vermelho pode causar um acidente e, se alguém se machucar ou morrer, tudo terá sido provocado pela má decisão tomada por você e somente por você!

Existem muitas maneiras de você viver a sua vida. Existe o seu jeito, o jeito do seu amigo, o jeito da sua família e depois o jeito de Deus. Há pessoas que seguem os mesmos passos de seus parentes. Não há nada novo a respeito deles. Eles são o reflexo de seus parentes.

Você sempre estará entre duas opções: do seu jeito ou do jeito de Deus. A maioria das pessoas despreza o jeito de Deus para fazer as coisas do seu próprio jeito. Fazer o que está em sua mente e tomar suas próprias decisões. Mas no final das contas, isso sempre os coloca em problemas.

Se o jeito de Deus está errado e o seu jeito está certo, então, nesse ponto, você deveria ter a vida que você sempre sonhou. Certo?

A maioria dos criminosos só percebe que o que estavam fazendo é errado, depois de serem presos. Antes de serem pegos, enquanto eles estavam por aí livres e fazendo o mal, é claro, parte deles sabia o que estavam fazendo de errado. No entanto, eles escolheram continuar nesse caminho. Por um lado, eles ouviam aquela voz dizendo: “não faça isso, faça o que é certo”. Mas eles escolheram o erro e são eles que estão sofrendo as consequências. Quando uma pessoa faz o que quer que seja, quando escuta seus próprios sentimentos e emoções, mais tarde, na vida, ela sofrerá. É por isso que Deus diz:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55:8 – ACF)

Cada um de nós tem que escolher de que jeito seguiremos e obedeceremos: do nosso ou do jeito de Deus.

Que o Deus da Bíblia abençoe a todos vocês!

Bispo Bira Fonseca