Você já teve que pedir dinheiro emprestado à alguém? Quando você fez isso, se sentiu bem? Você gostou? Claro que não. Ninguém gosta de pedir, emprestar ou depender de favores e esmolas. Mas algumas pessoas vivem a vida inteira fazendo exatamente isso. Elas têm que pedir emprestado para pagar aluguel, emprestar para conseguir mantimentos, elas dependem do cheque do governo todo mês. Sua vida é cheia dependendo dos outros. E para sempre devendo ou devolvendo à alguém. E a pior parte é que aqueles que emprestam para eles sempre os lembram que eles devem à eles.

Abraão se recusou a estar nessa situação. Ele disse:

“Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;” ( Gênesis 14:22,23 – ACF)

Veja, Abraão fez um pacto com Deus e determinou que ele não teria que implorar, pedir emprestado ou depender de mais ninguém. E ele estava determinado que ninguém seria capaz de dizer: “Eu enriqueci a Abrão”.

Agora, e você? Você preferiria estender a mão para obter ajuda de alguém ou levantar suas mãos para Deus e depender dEle? A escolha é sua. Se você quer levantar suas mãos para Deus e parar de depender dos outros, então o primeiro passo é fazer um voto de ser fiel a ele. Apenas dois versículos antes de Abraão falar sobre este voto de não aceitar nenhuma esmola, nós vemos o segredo para o seu sucesso e porque ele teve coragem de fazer uma afirmação ousada:

“E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gênesis 14:20 – ACF)

Se você fizer o que Abraão fez, então poderá falar como Abraão falou e viver como Abraão viveu: Próspero.

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca