Quando você está dirigindo seu carro e ouvindo o rádio, é fácil pensar que é apenas uma música inofensiva. Mas você precisa ter cuidado. A mensagem que você está ouvindo ou concorda com o espírito que há dentro de você ou não. Da mesma forma, quando você fala, você pode falar palavras que trazem vida ou palavras que matam. Se você gritar com seus filhos e os chamar de estúpidos ou inúteis, então você os está matando com suas palavras.

Algumas pessoas usam suas palavras como uma metralhadora. Quando eles abrem a boca para falar, começam a atirar em todos ao seu redor. E a pior parte é que muitos são aqueles que dão desculpas para isso, dizendo: “Eu não quis dizer isso; eu estava apenas chateado”. Ou dizendo coisas como: “Ele entende o que eu quero dizer”. Quando na realidade, aqueles que eles estão matando com suas palavras estão sendo feridos por cada palavra dita.

As escrituras dizem:

“A morte e a vida estão no poder da língua;”  (Provérbios 18:21 – ACF)

Isso significa que nossas palavras têm poder para literalmente dar vida ou matar. Talvez elas não matem imediatamente, mas elas vão matar a confiança, a segurança, a esperança de alguém. É por isso que um verdadeiro servo de Deus é cuidadoso com suas palavras. Eles são cuidadosos com as palavras que ouvem e cuidado com as palavras que falam.

Nenhuma palavra é apenas “uma palavra”. Cada palavra que você fala deveria ter um propósito. É como muitos “antigos” dizem: “Se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada”. Este deve ser o seu lema quando se trata de falar e também ouvir os outros. Se o que eles têm a dizer não lhe agrada, por que ouvir isso?

Que o Deus da Bíblia te abençoe.

Bispo Bira Fonseca